Laboratório de Preparo de Amostras e Análises Químicas

Sobre o Laboratório

A equipe do Lapaqui atua no desenvolvimento de pesquisas envolvendo inovação e soluções tecnológicas, modificações e adaptações de métodos analíticos. Iniciou suas atividades em 2011, após a adequação básica de infraestrutura. Com a aprovação de projetos de maior porte (FINEP e Petrobras) foi possível melhorar as condições de pesquisa. Os principais objetivos do grupo são:

1) Desenvolver metodologias analíticas e físico-químicas para caracterização de amostras de petróleo e informações que contribuam para mitigar problemas técnicos de produção;

2) Desenvolver processos tecnológicos para processamento de petróleo e de suas frações;

3) Desenvolver métodos de preparo de amostras com ênfase no uso de energias alternativas como ultrassom, entre outras;

4) Desenvolver métodos para a determinação de propriedades dielétricas e elétricas em petróleos e emulsões de petróleos;

5) Desenvolver métodos adequados para determinar os parâmetros de solubilidade em petróleos Brasileiros e suas frações;

6) Desenvolver métodos adequados para a determinação de elementos presentes em diversas amostras industriais e ambientais, envolvendo o uso de cromatografia iônica e potenciometria;

7) Promover a formação de profissionais qualificados, fomentando o desenvolvimento regional e criando oportunidades no interior do Estado do Espírito Santo.

A equipe do Lapaqui tem experiência na área de Química de Petróleo, com ênfase em controle de qualidade, validação de métodos e caracterização utilizando técnicas de medidas físico-químicas, extração por solvente, gravimétricas, potenciométricas, termométrica, fluorescência de raios-X, infravermelho, ultravioleta, termogravimetria, cromatografia gasosa e iônica.

O Lapaqui/UFES atende aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Química, Engenharia de Petróleo, entre outros. No laboratório são desenvolvidos projetos de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, estágio acadêmico, mestrado e doutorado. Desde seu início, já foram formados mais de 17 mestres, 48 alunos de iniciação científica, 15 trabalho de conclusão de curso e 04 estágios supervisionados em engenharia. A equipe se orgulha de agregar 12 prêmios ao longo do seu trabalho.

Os estudos desenvolvidos têm sido continuamente apresentados em eventos científicos e, nos últimos cinco anos, foram publicados 15 artigos em periódicos nacionais e internacionais com bom fator de impacto.

A inovação tecnológica dos projetos desenvolvidos pela equipe do Lapaqui está representada na conquista de 05 patentes concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Em 2021, o desenvolvimento de um novo método de recuperação de óleo lubrificante usado pela equipe do Lapaqui, resultou na 10ª patente conquistada pela UFES. Utilizando a técnica de extração assistida por ultrassom, que é reconhecida como eficiente e ecológica, foi desenvolvido estratégias sustentáveis para os processos de recuperação de óleo lubrificante a partir de óleo de motor usado (automotivo, ferroviário, marítimo e caminhão). Ainda em 2021, foi concedida patente para o método "Equipamento e Métodos para preparação e para fracionamento de amostras de compostos complexos por adsorção seletiva"  de um inventor integrande da equipe Lapaqui. Em 2022, uma integrante do Lapaqui participou da conquista da 12ª patente da UFES, com a concessão de patente pelo INPI ao "Método de preparação de amostras".

Nos últimos cinco anos (2020-2024), a equipe do Lapaqui depositou 06 pedidos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). É importante destacar que um destes pedidos de patente é fruto de uma parceria com uma empresa do Espírito Santo, que resultou no desenvolvimento de um protótipo para remoção de metais em água.

A vocação interdisciplinar da equipe do Lapaqui/UFES torna possível parcerias com laboratórios da UFES, IFES, e outros laboratórios brasileiros, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que é reconhecido pela excelência e experiência, e contribui para o intercâmbio de experiências científicas e tecnológicas. A colaboração de outros pesquisadores e intercambio com laboratórios especializados enriquece e fortalece grupos de pesquisa para buscar excelência e formação de pessoal qualificado. Atualmente, o Lapaqui tem um grande intercâmbio com pesquisadores no Brasil e busca a internacionalização do laboratório.

Foto: Acervo Maristela Vicente

Logo Arte: Pedro Couto

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540